Depois de um longo período de pausa, estamos de volta! Para comemorar o retorno da nossa equipe, apresentamos o nosso mais novo contribuinte, abordando, nada mais nada menos, do que uma análise de um dos maiores estúdios do mundo. Sem mais delongas, deixo esse texto para vocês, nessa nova etapa do nosso blog.
Quer conhecer os motivos dos filmes do Studio Ghibli serem tão bons? Direi hoje a minha opinião sobre: o que traz tanta magia para essas obras, especialmente as produções de Miyazaki.
Desde a infância, os filmes do Studio Ghibli me fizeram companhia, fazendo sentimentos fluírem sobre minha mente. Porém, nunca entendi ao certo o motivo desses pensamentos. Então, após pesquisar um pouco sobre o assunto, descobri alguns fatores que, em síntese, fazem essas obras serem tão importantes para mim. Portanto, gostaria de compartilhar com vocês o que descobri, utilizando esse blog para tal feito. Espero que gostem!
間 (Ma), o que é ma? No meu entendimento, o portal (門) que dá companhia ao sol (日), é a demonstração da força do vazio, o momento em que todo ritmo é desacelerado e a absorção é facilitada. Essa ideia, assim como muitas outras, é um dos fatores que traz tanto peso para os filmes de Miyazaki, um dos criadores do Studio Ghibli, pois são momentos de contemplação, em que, muitas vezes, a imersão do espectador beira seu ápice, trazendo consigo uma quebra de foco, não tendo mais a história como principal fluxo, e sim o próprio mundo e seu tempo de descanso.
Como exemplo, há uma cena do filme Viagem de Chihiro, onde a protagonista se encontra em um trem, que anda sobre um rio, junto aos amigos que fez em sua jornada. Ainda em Chihiro, há de perceber que é uma obra tão rica, que inúmeras compreensões podem surgir, como a minha, de que é uma história metafórica sobre a passagem para a vida adulta, em que temos a personagem principal, tendo de um dia para o outro, o peso e a responsabilidade de começar a trabalhar, de criar uma rotina divergente e enfrentar todos os riscos de um mundo contemporâneo, com todo seu relativismo, além da criação do indivíduo e seus pensamentos.
Um de seus amigos, o Sem Rosto, é uma das principais bases para tal interpretação pessoal, pois, em uma postagem de comentários, feitas pelo Twitter do estúdio, temos a seguinte passagem: "[...]Sem Rosto e Chihiro representam cada um 'um rosto de um indivíduo'. Todo mundo tem pontos bons e ruins.[...]".
Os filmes de Miyazaki são repletos de simbologias e interpretações, tanto com o exemplo do ma, quanto com a interpretação pessoal de cada um, fazendo essas obras obterem a capacidade de entreter não só crianças, como qualquer outra faixa etária, tendo, como consequência, o ato de fazer as mesmas refletirem e sentirem diversas emoções. Então, o que é ma? Para o Studio Ghibli, ma é um espetáculo.
Comentários
Enviar um comentário