Depois de alguns dias sumidos estamos de volta para mais um texto! Bom, a essa altuura todos devem saber que nosso blog tem como intuito não só falar de quadrinhos, mas também falar de ciências, do que é, como é, e outras questões do tipo. Sendo assim, seria inadmissível se deixassemos a data de hoje passar batida, afinal hoje 8 de Julho é o dia da Ciência Nacional, uma data que merece ser celebrada ainda mais quando pensamos que muitos dos nossos cientistas foram responsáveis por grandes contribuições para o mundo (Se ficou curioso procure nossas postagens no Instagram e no Facebook), pois hoje é um dia para analisarmos essa palavra que usamos tanto e às vezes nem sabemos o significado.
Acho que se vamos falar de ciência, primeiro é necessário entendermos o que ela é, qual a definição que pode ser dada para a ciência? Bom, eu não sei se sou a melhor pessoa para arriscar uma definição, mas podemos recorrer a antigos pensadores, filósofos que se esmiuçaram em entender essa questão, mesmo que ao final eles não tivessem uma resposta definitiva.
Assim, recorro a um homem cujo nome todos nósjá ouvimos alguma vez na vida, mesmo que esssa memória tenha sido esquecida no fundo de nossas mentes, falo aqui de Aristóteles, um dos maiores filósofos gregos, que em seus esttudos trouxe a seguinte definição que a ciência é como um "conhecimento demonstrativo", ou seja, um tipo de conhecimento comprovado que pode ser expressado por meio de uma demonstração, com fundamento em observações, análises e experimentos considerando as mais diversas hipóteses sobre aquele assunto.
Bom, partindo dessa definição, podemos também analisar o que significa a palavra, a palavra "ciência" vem do latim "scientia", que significa "conhecimento". Por isso é correto dizer que você "tomou ciência" quando tomou conhecimento de alguma coisa que aconteceu, de um fato. Podemos entender então, que no sentido mais específico é possível a seguinte interpretação que a ciência está relacionada com o tipo de conhecimento que busca compreender verdades ou leis naturais para explicar o funcionamento das coisas e do universo em geral. É por isso que cientistas fazem observações, verificações, medições, análises e classificações, procurando entender os fatos e traduzi-los para uma linguagem estatística.
Uau, percebam como a definição de Aristóteles bate com a segunda que acabamos de pensar. Mas no fim o que é ciência? Ciência pode ser entendida como a capacidade de se utilizar de diferentes tecnologias para diferentes meios, sendo aflorada pela curiosidade, pela vontade de saber mais o que impulsiona o avanço tecnologico cada vez mais. Vivemos em um período contubardo, onde muitas das descobertas que se tornaram essenciais em nossas vidas vem sendo renegadas, colocadas em dúvidas sem qualquer necessidade, não podemos esquecer que nossos avanços, nossas vidas só existem como são por causa da evolução científica e justamente em momentos de crise, como os que enfrentamos, não podemos nos dar ao luxo de fingir que não temos as respostas em nossas mãos, nunca se esqueçam a ciência salva vidas, muda o futuro, ciência hoje e para sempre.
Comentários
Enviar um comentário