Spawn - História e Criação

 


Estamos de volta para mais um texto abordando fenômenos das HQs e como tal, não podiamos deixar de fora ninguém mais ninguém menos que Spawn, personagem criado por Todd MacFarlane cuja a importância esta diretamente ligado a mudanças que afetaram todo o universo editorial, assim precisamos falar tanto do autor quanto do personagem.

Começando pelo Spawn, vamos falar um pouco mais sobre esse personagem tão marcante e importante. Bom, nosso querido personagem era o agente da CIA Al Simmons um soldado a serviço do governo norte-americano, que cumpria todo tipo de tarefas perigosas em território doméstico e no exterior. Seguindo ordens de seu superior Jason Wynn, Simmons era escalado principalmente para missões de execução. Tornou-se herói nacional ao salvar o presidente americano de um atentado. Entretanto, Al Simmons começou a se tornar um incômodo para Wynn a partir do momento que passou a questionar suas missões. Quando tais questionamentos se tornaram intoleráveis, Simmons foi traído e morto durante uma missão. Por seus crimes e sua vida de assassino executor, Simmons foi enviado ao inferno. 

No oitavo círculo fez um pacto com o demônio Malebolgia para voltar à Terra e poder ver sua esposa - Al era extremamente apaixonado por sua esposa, Wanda Blake. Todavia, o pacto incluía a obrigação de Al se tornar um Spawn, um soldado do inferno vestindo um traje simbionte à serviço do demônio, que Malebólgia costuma criar com intervalos de 50 anos, pois a criação de tais soldados consome seu poder, para liderar suas forças no Armagedom. 

Além da série de HQ que tem o mesmo nome do personagem, Spawn estrela um filme, uma série de desenho animado no canal HBO, e vários jogos de video-game, tornando-se uma franquia conhecida. Além disso, McFarlane também fundou a McFarlane Productions, que fabrica todos os produtos relacionados ao herói, especialmente bonecos e esculturas, reconhecidos por seus grandes detalhamentos. Spawn contou também com participações de roteiristas famosos como Frank Miller, Alan Moore, e Neil Gaiman.


Dentre todos esses roteiristas não podemos deixar de fora o que iniciou tudo, Spawn foi publicada pela primeira vez em 1992 pela Image Comic e vendeu mais de 1,7 milhões de cópias. 

Ele começou nas histórias em quadrinhos desenhando uma história de Scorpio Rose, na Revista da Marvel Coyote. Depois ele migrou para a DC comics, aonde desenhou Infinity Inc, que no Brasil ficou conhecida como Corporação Infinito, e a série Invasão e começou a ser conhecido pelos leitores. Depois, entrou nos holofotes quando fez o Batman ano 2 para a DC, com uma de suas marcas registradas: capas imensas e esvoaçantes. O sucesso na DC rendeu uma migração para a Marvel, agora para assumir o título do Incrível Hulk, assumindo a partir da edição 330, e assim seu nome ficou marcado para os fãs.



Mas o sucesso estrondoso veio quando assumiu o título "Homem Aranha" em "Amazing Spider-Man # 298". Ele reaproximou o personagem do estilo inicial, desenhando-o todo encurvado como uma aranha e imbuindo-lhe seus traços detalhados, levando seus leitores à um delírio visual. A contribuição mais marcante foi a sua versão "suja" da teia do Aranha, que de uma linha fabricada assumiu o aspecto de um fluido viscoso e meio gosmento, mais próximo de uma teia natural. Com a repercussão positiva desse trabalho, a Marvel lançou uma nova série do "Homem Aranha", começando com uma nova edição número 1, fato que alavancou a popularidade do personagem gerando toda uma gama de produtos como desenhos animados, video-games bonecos, mochilas, e a especulação de um filme no início da década de 90.

Porém nem tudo são flores, devido as políticas editoriais da época, muitos artistas pequenos e grandes tiveram seus direitos sobre os personagens que trabalharam e até mesmo criados, tomados e assim um clima de insatisfação era visível entre os artistas, e McFarlane não foi uma exceção.

Insatisfeito com as restrições da indústria, Todd McFarlane reuniu outros desenhistas e roteiristas para criarem sua própria editora, a Image Comics. Ilustradores de peso no mundo dos quadrinhos como Jim Lee, Jim Valentino, Rob Liefeld, Sam Kieth entre outros, que receberam total controle sobre suas criações e se associaram a MacFarlane. Sua principal criação é o personagem Spawn, o Soldado do Inferno, que juntamente com o personagem Savage Dragon, de Erik Larsen, se tornou o carro-chefe da Image — sendo que até hoje as revistas de ambos os personagens são publicados pelo editora nos EUA e no Canadá.

Em setembro deste ano, durante a Fan Expo Canada, Todd McFarlane, que assinará a direção do longa, em sua estreia na missão, afirmou não estar nervoso com o trabalho, uma vez que já dirigiu esse filme “mil vezes na cabeça”. O elenco conta com Jamie Foxx como Spawn e Jeremy Renner como Twitch Williams. Greg Nicotero, premiado maquiador conhecido especialmente por seu trabalho com The Walking Dead, também está na equipe. A produção é assinada pela ótima Blumhouse Productions e ainda não há data de estreia confirmada. Em outras declarações, Todd já disse também que o filme será “feio e sombrio”.


Comentários