Loki - Um olhar inicial

 


Boa noite, boa noite a todos! Estamos aqui para mais uma análise, dessa vez falaremos da série do momento:  Loki. Se passando após os eventos de Vingadores Ultimato, em que o deus da trapaça foge com o tessseract em mãos, a série começa nos mostrando seu destino quando ele para em um deserto isolado e tem um suspiro de liberdade antes que um grupo de pessoas apareçam afirmando serem de uma organização chamada ATV e o prendem por desordem na linha do tempo.

A ATV (Autoridade de Variação no Tempo) é uma agência burocrática que desempenha um papel importante na história sendo a responsável por proteger a linha do tempo . Originalmente, a ATV surgiu nas HQs em 1986 em um HQ do Thor, no qual um agente do futuro vinha para o Século XX caçar um fugitivo temporal e contava com a ajuda do Deus do Trovão. A partir desse momento, ela passou a aparecer esporadicamente em algumas histórias, sobretudo naquelas relacionadas a viajantes temporais em HQs dos Vingadores ou do Quarteto Fantástico.

Com três episódios lançados, de um total de seis a série começa a se encaminhar para a sua metade final, nos permitindo analisar o andamento da história até aqui e tentar prever o que pode acontecer no desenrolar de tudo. Sendo um dos personagem que mais recebeu desenvolvimento dentro do MCU vemos aqui não o Loki cuja morte em Guerra Infinita surpreendeu a todos, mas sim a versão do personagem apresentado em Thor e no primeiro Vingadores, com a fachada ativa de um deus superior.

Nesse sentido a série é muito eficiente em seu primeiro episódio, ao nos mostrar essa diferença no personagem, com um Tom Hiddleston completamente a vontade no papel, utilizando de seu carisma natural para nos encantar com mais essa faceta do seu personagem, vemos ali novamente uma desconstrução do personagem, uma mudança a partir dos eventos mostrados que muda seu status para um intermédio entre tudo que vimos até agora, esse não é mais o Loki que morreu e também não é o Loki que tentou dominar a Terra.

Ao falarmos dos elementos presentes na série a ATV não pode ser deixada de fora, uma vez que sua estrutura e seu funcionamento são o grande charme dos dois primeiros episódios, com um visual remetente  aos anos oitenta se misturando com o futurismo mais realista, as cenas gravadas na ATV nos passam por muitas vezes a sensação de aprisionamento com salas e mais salas fechadas e várias e várias pessoas presas em trabalhos burocráticos, trazendo uma abordagem diferente para toda a ideia de viagem e controle temporal.

Utilizado como recurso para nos mostrar as ações da agência temos o agente Mobius, interpretado pelo veterano Owen Wilson, como o responsável por vigiar e guiar Loki em meio ao seu entendimento de como a realidade funciona, gerando interações fantasticas oriundas da química existente entre os dois atores. E por meio disso somos apresentandos também a conceitos novos, nomes novos que rapidamente começam a tomar conta de todas as teorias.

O primeiro deles seriam os Guardiões do Tempo, os responsáveis pela criação da ATV, pelo controle da linha do tempo única e guardiões da realidade multiversal e mesmo com tudo isso não sabemos nada a respeito deles, apenas que algumas coisas não são o que parecem ser e que talvez os Guardiões não estejam falando a verdade por completo. Seguido disso temos as variantes, versões de seres que de alguma forma se desviam dos eventos da linha do tempo, podendo gerar o chamado evento nexus, uma forma de realidade alternativa que cria sua própria linha de acontecimentos, sendo o próprio Loki uma variante, uma vez que ele se desviou dos eventos que estavam planejados para acontecerem com ele.

Com todas as peças apresentadas podemos dizer que  a série nos entrega em seus três primeiros episódios momentos frenéticos, em que somos bombardeados de informações, necessárias, e com acontecimentos seguidos que se sucedem sem pausa, sendo o terceiro episódio um respiro que serve como uma forma de reorganizar as coisas de estabelecer um novo status para algumas relações e por isso acontece em ritmo muito mais lento do que os demais. 

Chegando agora em sua metade final, sabemos que existem segredos escondidos no ármario, que novas realações estam sendo esboçadas e que as consequências vão ser grandes, afentando todo o restante desse universo compartilhado. Bom, só nos resta continuar torcendo para que a série em seu fim mantenha a qualidade que demonstrou até agora, se você por algum motivo tinha dúvidas em relação a assitsir Loki, eu recomendo que de uma chance a série, pode se surpreender muito.

Comentários