Sejam todos bem vindos, chegamos em mais uma sexta feira e como recompensa hoje é dia de Ciência nas HQs, como tal, o personagem escolhido para ser o foco do nosso texto hoje é ninguém menos do que o Exterminador. Conhecido por ser o melhor no seu trabalho, o exterminador é um inimigo feroz, frio e calculista que não hesita em cometer grandes atrocidades para cumprir seus contratos.
A sua primeira aparição foi nos quadrinhos dos Novos Titãs, em Dezembro de 1980, criado por Marv Wolfman e Geroge Pérez. O seu verdadeiro nome é Slade Wilson e quando ainda era muito jovem entrou no exército, demonstrando habilidades muito superiores às dos seus colegas. Criou uma boa reputação depressa dentro do exército, conseguindo rapidamente avançar de posto.
Tudo isto não passou despercebido para Adeline Kane, uma instrutora militar com quem mais tarde ele casaria. Desse casamento resultaram dois filhos, Grant e Rose Wilson. Uns anos depois, Slade foi voluntário numa série de experiências que o Governo Americano fazia com o intuito de criar uma elite de super soldados. Estas experiências aumentaram os sentidos e reflexos de Slade, que decidiu abandonar o exército e atuar sob o nome Exterminador.
Slade ganhou um grande ódio pelos Novos Titãs. Fruto da morte do seu filho Grant, que faleceu após um confronto com o grupo de jovens heróis. O Exterminador tem uma grande variedade de habilidades que permitem combater qualquer tipo de adversário. Entre elas podemos citar a superforça, que dizem ser equivalente à força de dez homens. Outras habilidades são os seus reflexos e velocidade sobre-humanas, além de um fator regenerativo que lhe permite recuperar de qualquer lesão em minutos. Slade é também muito inteligente e capaz de manusear qualquer arma.
Agora uma pergunta precisa ser feita, o que realmente foi feito com Slade Wilson, qual tipo de experimento ele se submeteu? E como isso influenciou toda a sua vida. Bom, vamos começar falando do experimento secreto que ele foi voluntário, o objetivo era criar soldados que fossem imunes ao soro da verdade, assim foi aplicado nele um variação do hormônio adrenocortinocófico para estimular as glandulas supra-renais.
Explicado o que era, podemos agora analisar os efeitos do experimento, que tal começarmos falando do hormônio. O hormônio adrenocortinocófico também pode ser chamado de corticotrofina ou apenas de ACTH, esse hormônio atua, por meio de estimulos, na liberação de cortisol.
O cortisol é uma hormônio corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal diretamente envolvido na resposta ao estresse. Ele ativa respostas do corpo ante situações de emergência para ajudar a resposta física aos problemas, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando energia muscular. Ao mesmo tempo todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas e o organismo se concentra na sua função catabólica para a obtenção de energia. Uma vez que o stress é pontual, superada a questão, os níveis hormonais e o processo fisiológico voltam à normalidade, mas quando este se prolonga, os níveis de cortisol no organismo disparam.
ACTH é feito na glândula pituitária em resposta à liberação de outro hormônio, chamado hormônio liberador de corticotropina (CRH) pelo hipotálamo. O cortisol é necessário para a vida, de modo que seus níveis no sangue são estreitamente controladas. Quando há aumento dos níveis de cortisol, os níveis de ACTH normalmente caem. Quando os níveis de cortisol caem, os níveis de ACTH normalmente sobem.
O aumento na produção de cortisol por parte do ACTH implantado nas glandulas supra-renais podem explicar os talentos de Slade, que teve todas as suas habilidades físicas aprimoradas, fator esse que pode ser explicado pelo excesso de cortisol no sangue, o que torna necessário a presença em maior quantidade de ACTH para que o organismo dele se adeque.
Podemos então considerar que o experimento feito em Slade foi muito sucedido, tendo bases reais, apesar de que uma tentativa de replicação só terminaria com uma pessoa em coma, acho eu, assim como o próprio Slade ficou por um tempo, mas eu quero saber de vocês, o que acharam, se tiverem mais alguma opinião deixem nos comentários e vamos debater e nos vemos no próximo texto.
Comentários
Enviar um comentário