O Primeiro a sair da Terra!



Há exatos 60 anos, a icônica frase “a Terra é azul!” era marcada na história da Astronomia. 


12 de Abril de 1961, foi o  dia, em meio a Guerra Fria, que o cosmonauta Yuri Alekseyevich Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, fazendo então com que seu nome fosse inscrito para sempre nos livros de História e Astronomia, a bordo da aeronave Vostok 1. 


Foi durante a Corrida Espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos, que Yuri Alekseyevich Gagarin se inscreveu em um programa que buscava recrutar futuros cosmonautas. Até o momento, o único ser vivo a ser lançado para fora da atmosfera terrestre, havia sido a cadela Laika. 


Para o processo de seleção ao qual Gagarin se inscreveu, dos 350 candidatos originais ficaram reduzidos primeiro a uma centena, depois a 20 e, finalmente, a apenas seis. Ocorre uma lenda, que o projetista-chefe, Serguei Korolev, tinha preferência por Gagarin não só por seu excelente rendimento nas provas, mas também porque foi o único que reconheceu estar completamente tonto depois de uma sessão na centrífuga. Todos os seus colegas garantiram ter desfrutado da prova. Korolev considerava que só dele se poderia esperar um relatório sincero quando fosse para o Espaço. Outra lenda também afirma que Gagarin conquistou a simpatia dos diretores do programa espacial ao tirar os sapatos antes de entrar pela primeira vez na nave espacial Vostok, um costume na Rússia quando alguém entra em uma casa.


Foi a bordo da Vostok 1 que Yuri fez história e deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta. Essa órbita teve duração de  106 minutos, a uma altura de 315 km, num voo totalmente automatizado, com uma velocidade aproximada de 28.000 km/h. Ao voltar para a Terra em segurança e vivo, foi presenteado por Lenin com uma medalha de honra, além de ter recebido o título de major. 


Por ter voltado são e salvo, a missão de Gagarin foi considerada um sucesso! Entretanto, os cientistas russos calcularam errado duas vezes a trajetória de aterrissagem da sua nave, o que poderia ter provocado sua morte. Após esse grande feito, Gagarin ficou famoso ao redor do mundo, fazendo com que ele passasse a viajar por muitos países promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava.

Por ser uma celebridade, foi proibido de voltar ao espaço em agosto de 1967, uma vez que se tornou uma peça importante para a propaganda de seu país e da ideologia socialista, e as autoridades soviéticas tinham receio de colocar sua vida em risco. Não podendo voltar ao espaço, participou ativamente no treino de outros cosmonautas. 

Comentários

Enviar um comentário