A Genialidade por trás de Your Name




  Eu vivia mais uma tarde tediosa, procurando um filme para assistir na Netflix, mas como de costume nada me despertava o interesse; e então escolhi um filme esquecido na minha lista a muito tempo. Como algo bobo e com conceitos conhecidos, Your name pra mim, parecia só mais um anime de troca de corpos que ia acabar com um grande amor no final, eu escolhi esse filme achado que seria só mais uma tarde com um filme Genérico 

 Bem, ledo engano. Your name é muitas coisas, mas óbvio, certamente não é umas delas, minha expectativa (que era extremamente baixa), foi abalada por um filme inovador, engraçado, lindo e inesperado. 112 minutos depois de dar o play, lá estava eu, com lágrimas nos olhos e a sensação de estar órfão do filme acabado  

Mas, o que faz esse filme tão especial?  

Em Itomori uma cidade pequena vive Mitsuha, uma garota de poucos amigos e uma única vontade ardente, sair dessa cidade minúscula e ir para Tóquio. Já na grande cidade de Tóquio, Taki, um estudante que trabalha de garçom a noite vive a sua vida tranquilamente. 

Com o início do filme, vemos estas duas realidades que a princípio não se cruzariam, mas então, os dois protagonistas começam a trocar de corpos durante seus “sonhos”. Por mais que o filme inove um pouco com o tipo de troca de corpos, ainda fica aquela sensação, eu já vi isso antes. Até a metade do longa, ele é leve, engraçado e previsível, mas depois disso é que ele se destaca. 1, 2, 3 e tudo que eu pensava saber sobre o filme foi por água a baixo, a revelação da destruição de Itomori pelo cometa apresentado antes no filme choca, mas choca mais ainda quando se descobre que foi no passado, 3 anos antes dos acontecimentos do filme. A sua mística de troca de corpos, é tomada agora como viagem no tempo, e esse sim é um conceito que com certeza é inovador.

Essa mística, é um dos seus pontos mais fortes, o conceito de takaware-doki “onde não é nem dia nem noite” em que seus personagens se encontram é muito bem retratado, como o lugar que não é nem passado, nem presente e nem futuro. O cometa que parecia ser só isso, toma uma importância muito maior, já que agora é retratado como uma espécie de “deus”. Se foi ele que ocasionou a troca de corpos por gerações na família de Mitsuha, isso não é revelado, mas ele com certeza trás emoção em um final épico para o longa. 

Obviamente outros pontos fora do roteiro compõe o filme. A arte da cidade e de seus personagens é um prato cheio para os amantes de anime, e a trilha sonora tornam os momentos especiais, ainda mais especiais. A vida retratada em Tóquio, e coisas simples como um time lapse do pôr do sol e o fluxo de pessoas indo pra lá e pra cá, passa a sensação de estar vendo um conto numa cidade onde existem mais de 1 milhão. 

No final de tudo, a obra é quase impecável, seus pequenos erros ou furos são completamente ignoráveis, há apenas um problema real com o filme todo, ele termina.

Comentários

  1. Esse filme realmente é sensacional, quando assisti a primeira vez não tinha mentalidade para entender o que aconteceu kkkkkkk, mas quando reassisti me apaixonei. Recomendo assistir "weathering with you" é da mesma produtora e aparecem algumas referências a your name

    ResponderEliminar
  2. amo muito esse filme. Acho que, apesar de eu amar clichês tbm(quando são bem feitos), o plot twist da história foi o ponto que fez eu me apaixonar. A arte do filme é simplesmente maravilhosa e eu obviamente chorei litros assistindo essa perfeição.

    ResponderEliminar
  3. não conseguiria explicar melhor o termino do filme do jeito que você explicou: de estar "com a sensação de ser órfão do filme acabado". aquele vazio que preenche o peito na hora que a barra de tempo chega ao seu limite. your name é um filme realmente apaixonante e intrigante, que não poupa ninguém ao lhe deixar com lágrimas nos olhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário