Wanda e a Magia do Caos - Entendendo seus poderes


 Chegou o dia, chegou o dia. Hoje é dia de nosso tópico principal, Ciência nas HQs, e a grande escolhida para nossa análise é ninguém menos que a personagem do momento, ela que já foi protagonista de grandes eventos dentro das HQs, por muito tempo foi considerada como filha de um dos mutantes mais temidos e perigosos do mundo, mas encontrou seu caminho nos Vingadores, local onde passou a maior parte das suas histórias como uma das principais heroínas. E hoje brilha com sua contraparte cinematográfica recebendo cada vez mais destaque, claro que aqui estamos falando de Wanda Maximoff.

Como sempre, antes de falarmos dos seus poderes ou seus feitos, é justo que apresentemos a personagem corretamente, afinal, sua origem nos filmes é diferente de sua origem nas HQs. A personagem Wanda Django Maximoff foi criada pela dupla Stan Lee e Jack Kirby em 1964, estreando na revista Uncanny X-Men#4. Originalmente, tanto ela quanto seu irmão, Pietro Maximoff, eram membros da Irmandade dos Mutantes, grupo controlado e liderado pelo famoso lider mutante Magneto, mas a passagem dos irmãos pelo grupo foi curta, saindo após algum tempo e entrando nos Vingadores, permanecendo como membros constantes.

Por muitos anos Wanda e Pietro foram considerados filhos do mestre do magnetismo, e como tal a Feiticeira Escarlate detinha o status de mutante nível ômega, consequência de seus vastos poderes, mas ao longo de suas trajetórias em vários momentos eles se deparara com situações que definiram e colocaram em dúvida a verdadeira fonte e origem do poder de ambos, até que na revista Uncanny Avengers #4 de 2015 foi revelado que o Alto Evolucionário, um grande geneticista que tem como objetivo criar uma nova raça, era o responsável pelos poderes dos gêmeos. Ele os sequestrou quando ainda eram crianças e realizou experimentos de aprimoramento genético, dando-lhe suas habilidades e assim os devolvendo aos pais, por muito tempo se acreditou que ambos eram mutantes, isso ocorreu porque para disfarçar seus experimentos o Alto Evolucionário mascarou o gene dos irmãos para se assemelharem ao dos portadores do gene x. Assim Pietro e Wanda são na verdade humanos aprimorados e não mutantes.

Para completar essa parte do texto, não podemos deixar de fora um dos fatores mais marcantes de toda a história da Feiticeira Escarlate, seu relacionamento com Visão. Visão é um sintozóide, um ser artificial que foi criado por Ultron, um dos maiores inimigos dos vingadores, justamente para destruí-los, mas que acabou se juntando ao grupo. Ele se apaixona por Wanda e encontra um relacionamento recíproco, que resulta no casamento dos dois, Wanda eventualmente utilizou-se de energia mágica para dar origem a filhos gêmeos, Tommy e Billy, mas a fonte dessa energia acabou por revelar-se como fragmentos da alma do demônio Mephisto, que reabsorveu-os, efetivamente acabando com sua existência. Agatha Harkness lançou um feitiço para fazê-la esquecer seus filhos para aliviar sua dor. Embora Wanda mais tarde tenha lembrado sua perda, ela suprimiu essa memória a longo prazo. Após sua reconstrução, Visão e Wanda já não compartilhavam a proximidade que tinham anteriormente.

Uma vez que abordamos esse evento tão marcante, e que foi o cataclismo de muitos problemas que tiveram a personagem no centro, acho que chegou o momento de enfim falarmos sobre os poderes da Feiticeira Escarlate e como eles funcionam. Quando foi apresentada pela primeira vez a personagem possuía o poder de controlar as probabilidades, na prática o que isso significa?

Na matemática a Probabilidade é o estudo das chances de ocorrência de um resultado, que são obtidas pela razão entre casos favoráveis e casos possíveis. Quando calculamos a probabilidade, estamos associando um grau de confiança na ocorrência dos resultados possíveis de experimentos, cujos resultados não podem ser determinados antecipadamente.  Desta forma, o cálculo da probabilidade associa a ocorrência de um resultado a um valor que varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1 estiver o resultado, maior é a certeza da sua ocorrência.

Em outras palavras, em sua origem Wanda era capaz de fazer com que os eventos de baixa ou nula possibilidade de acontecer, realmente acontecessem, um exemplo claro disso pode ser o seguinte: pegar um determinado metal e fazê-lo enferrujar na hora. Isso seria uma possibilidade, um fenômeno que talvez acontecesse algum dia, mas com a interferência dela passa a se torna uma realidade. Em suma, Wanda era capaz de alterar pequenos eventos ao seu redor para que eles ocorressem ou não.

Porém isso ainda esta distante do que sabemos ser o potencial máximo da personagem, no período em que Krt Busiek esteve a frente dos Vingadores, 1998, a real capacidade da personagem começou a ser explorada, quando foi revelado que os poderes originais de Wanda se resumiriam apenas em lançar rajadas energéticas, e que segundo Agatha Harkness, mestra de Wanda, toda a sua capacidade de alterar as probabilidades eram exclusivamente oriundas de habilidades  mágicas.

Isso porque o grande aumento de poderes que marca a evolução da Feiticeira Escarlate é o momento em que ela passa a ter contato com a Magia do Caos, se antes ela era limitada a controlar e alterar probabilidades relacionadas com eventos em que ela precisava ver, a energia do caos lhe tira essa limitação permitindo trazer o caos através de suas conjurações. Seus feitiços podem causar efeitos caóticos ao ponto de alterar e/ou destruir as estruturas de tudo o que é físico e até mesmo modificar todo o tecido da realidade, manipulando as probabilidades e as possibilidades.

Dando a Wanda a capacidade de criar toda uma realidade nova, como é feito em Dinastia M ou até mesmo de reescrever a realidade para erradicar o gene X, como acontece na mesma saga. Mas também existe um preço a ser pago por todo esse poder, uma vez que a sanidade mental da personagem, que já estava fragilizada por inúmeras perdas ao longo de sua vida, decai ainda mais, tornando-a uma  bomba relógio, que inclusive abre nas HQs a discussão se ela deveria ou não ser responsabilizada por seus atos.


Assim, com essa imagem tão marcante nós fechamos nosso texto de hoje, espero que tenham gostado, deixem nos comentários suas opiniões e nos vemos no próximo texto.

Referências

JAMENSON. Entenda como a Feiticeira Escarlate deixou de ser mutante e filha do Magneto! Disponível em: https://jamesons.com.br/entenda-como-a-feiticeira-escarlate-deixou-de-ser-mutante-e-filha-do-magneto/#:~:text=Era%20uma%20habilidade%20imprevis%C3%ADvel%20e,Avengers%20%2330%2C%20de%201966.. Acesso em: 26 fev. 2021.






Comentários