Bidu: Caminhos

 

🌕🌕🌕🌕🌕

“As únicas criaturas que são evoluídas o bastante para carregar o amor puro são cachorros e crianças.”

Criado em 1959 ainda nas tiras de jornal, o famoso cachorrinho azul denominado Bidu foi o primeiro de todos os personagens criados por Mauricio de Sousa, já dando ali os primeiros sinais de todo o universo que seria criado pelo cartunista. Seu sucesso foi tão estrondoso que até hoje ele é usado como símbolo em termos de produtos infantis, além de ser considerado o mascote oficial da empresa. Mesmo depois do surgimento dos outros personagens conhecidos, que vieram a formar os diversos núcleos desse universo criado por Mauricio de Sousa, o cãozinho travesso nunca deixou de ter suas próprias histórias solos, tendo seu próprio grupo, além é claro das histórias fazendo dupla com seu dono, Franjinha, compondo assim a dupla criada a tantos anos nas tiras de jornais da Folha de São Paulo.

Tendo  todo esse histórico de peso e a missão de iniciar o segundo ciclo das histórias produzidas do selo MSP Graphic, seria de imaginar que qualquer um que viesse a assumir a HQ precisaria, aqui mais do que nunca, conseguir inovar, mas sempre respeitando o que veio antes. E é com profunda satisfação perceber que a dupla Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, não só deu conta do recado, mas também conseguiu contar uma origem linda para uma das amizades mais antigas do universo de Mauricio de Sousa.

Bidu: Caminhos é uma história que toca a todos, especialmente aqueles que tem cães, o roteiro se molda em cima de uma história delicada e simples, mas que reflete um aspecto muito comum dos nossos dias a presença dos cães de rua, muitas vezes nem sequer prestamos atenção a sua presença e aceitamos como sendo algo comum nas nossas cidades. Assim com o passar das páginas vemos nosso personagem passando fome, se envolvendo em brigas com cachorros maiores, tendo problemas para se manter seco, pegando chuva em todos os lugares, vemos como as ruas podem ser perigosas e mais do que tudo notamos a solidão que assola nosso querido cãozinho.

De forma paralela somos apresentados a um garoto loiro de muitas ideias, que passa o seu tempo criando protótipos de engenhocas com caixas de papelão e que deseja ter um amigo, um companheiro, assim ele inicia sua própria busca para encontrar um cachorro que ele considere como sendo o ideal. Como o titulo nos alerta, somos apresentados a diversos caminhos e possibilidades onde esse encontro poderia acontecer, muitos problemas e confusões que teriam sido evitadas com apenas uma escolha diferente, ou se alguém estivesse adiantado ou atrasado alguns minutos.

Analisando o trabalho de arte, podemos parabenizar Eduardo e Luís Felipe, eles constroem aqui um história com quadros limpos, sempre usando cores claras e em tons mais foscos, os traços únicos que são dados a todos os cachorros que aparecem,  alguns bem conhecidos das histórias. De maneira que as cores acompanham os ambientes pelos quais Bidu passeia, e nos permitindo ter uma noção das emoções e sentimentos que tomam conta dele. Um grande destaque disso é a sequência na chuva, que nos corta  o coração, sem nenhum outro tipo de recurso narrativo além de algumas onomatopeias e as imagens riscadas que nos passam a sensação de perda que ele enfrenta.

Por falar em onomatopeias, elas ganham vida na história e são usadas para nos ajudar nossa percepção do mundo que desenha ao nosso redor. E ai vem o maior acerto da dupla nesse sentido, o uso dos balões de fala são uma arte a parte na história, acrescentando mais e mais camadas, pois nos permitem ver como os personagens enxergam as coisas e uns aos outros.


Sendo a primeira história desse novo ciclo, Bidu: Caminhos é uma história linda capaz de arrancar lágrimas de todos os amantes de animais, com um final emocionante e simples que nos leva a uma versão de como uma das maiores amizades criadas por Mauricio de Sousa se formou. Recomendada para todas as idades, essa é uma história que merece ser apreciada como a obra de arte que é. 



  • Editora : Panini; 1ª edição (22 janeiro 2015)
  • Idioma: : Português
  • Capa comum : 80 páginas
  • ISBN-10 : 8583680264
  • ISBN-13 : 978-8583680260
  • Dimensões : 27.2 x 18.6 x 0.6 cm

    Comentários