Fator de cura nas HQs - Realidade e Ficção


Então estamos aqui para mais um texto, dessa vez não falarei de um personagem específico, mas sim de uma característica que é muito utilizada em diferentes universos, muitas vezes exageradamente e em alguns casos de maneira mais sutil, inclusive por ela não ser uma habilidade única e exclusiva de um personagem só essa margem para a variação fica a critério dos roteiristas.

Bom eu estou falando do famigerado fator de cura, a capacidade de curar ferimentos, regenerar membros, curar doenças entre outras coisas mais. Personagens conhecidos que possuem essa habilidade podem ser enumerados: Hulk, Wolverine, X-23, Fanático, Dentes de Sabres, Deadpool, Blade, Sr. Sinistro, Homem-Aranha, Shazam, Aquaman, Flash, Caçador de Marte, Lobo, Superman, Apocalypse, Groot, Spawn entre outros. Só por essa lista já conseguimos perceber a quantidade de personagem que usam essas habilidade.

Como sempre uma pergunta tem que ser feita, como funcionaria em cada um desses casos se estivéssemos na vida real? Seria possível nos curarmos rapidamente de ferimentos ou até mesmo regenerar órgãos e membros? Acho que para termos uma resposta para ambas as perguntas se faz necessário voltarmos nossa análise para o reino animal.

Bom quando falamos de regeneração em qualquer nível estamos assumindo que um organismo é capaz de reconstituir tecidos e órgãos após sofrer um dano físico intenso a partir da atuação de células não afetadas se multiplicarem e, de acordo com a necessidade, se adaptarem a novas funções para repor as que foram perdidas. Muitos animais possuem essa capacidade de regeneração, aqui citamos a estrela do mar, as lagartixas, as planarias e o animal que será o foco do nosso texto a salamandra mexicana.


Acho que antes de explicar o porque dela ser tão importante, é necessário que uma apresentação seja feita. Esse animal sorridente é a salamandra mexicana também conhecida como axolote mexicana da espécie Ambystoma mexicanum, ela vive nos canais e lagos ao sul da Cidade do México e vem sofrendo muito com a presença de espécies invasoras e com a poluição, o que faz dela uma espécie em extinção. Apelidados localmente de "monstros d' água" eles podem chegar a ter 30 cm e vivem em média 15 anos.

O grande interesse que essa criatura vem atraindo se dá por suas características biológicas, uma vez que a salamandra mexicana é o único animal vertebrado capaz de se regenerar. Se esses animais perdem uma extremidade, eles são capazes de regenerar tudo, tecido, músculos, osso e nervos, nos lugares certos e sem nenhuma cicatriz posterior.

Segundo pesquisas realizadas na Escola Médica de Hanover, na Alemanha, que se dedicou a analisar as salamandras axalotes, quando o corte é realizado uma coagulação sanguínea acontece instantaneamente quando o animal é ferido, o que torna o processo de cicatrização quase visível. Assim, quando o membro é amputado, uma camada de células epiteliais é formada no lugar. Logo em seguida um conjunto de vasos sanguíneos começam a crescer, seguidos por músculos, tendões, ossos e nervos. Este conjunto de células que recobrem o ferimento são chamados de blastemas, que segundo os pesquisadores são células-troncos pluripotentes.

Essas células são muito comuns no início da vida do feto, e depois começam a se diferenciar a medida em que ele vai se desenvolvendo. Uma equipe em Viena, cultiva e estuda esses axolotes e recentemente conseguiram sequenciar o genoma do animal, que é muito maior do que o humano, 32 milhões de pares de DNA em comparação com 3,2 milhões de pares de DNA. Ao analisarem o genoma perceberam que quando o anfíbio sofre um corte, ele repete o mesmo processo de formação do embrião.

Outra descoberta importante que veio como resultado desse sequenciamento do DNA do anfíbio é a presença de uma enzima nos genes da salamandra, chamada amblox. E justamente graças a atuação dessa enzima o animal consegue regenerar, não apenas os membros, mas também partes do cérebro e da coluna vertebral. A esperança dos pesquisadores é justamente a de conseguir produzir a enzima amblox para que ela possa ser usada em tratamentos humanos, porém a quantidade de pares do DNA dificulta o entendimento, sendo necessário maiores estudos para se determinar como funciona a regeneração dessa salamandra tão especial.

Fizemos aqui uma boa análise sobre como funcionaria a regeneração completa em seres vertebrados, e se levarmos isso para o universo dos quadrinhos podemos facilmente supor que essa poderia ser uma explicação razoável para o fator de cura de muitos personagens, uma vez que testes com a enzima em tecidos humanos mostraram rápida cicatrização, mas ainda estão distante da regeneração. No caso de muitos mutantes, como Wolverine, é válido assumir que ele possa ter em seu corpo um sequenciamento genético semelhante ou igual, permitindo que ele se regenere com tanta facilidade. Espero que tenham gostado da análise que fizemos até agora, qualquer consideração deixem nos comentários e nos vemos no próximo texto.



Referências

CETERA, Denis. A salamandra Axolote (Ambystoma mexicanum). 2017. Disponível em: https://www.aquaa3.com.br/salamandra-axolote-ambystoma-mexicanum/. Acesso em: 24 nov. 2020.

EMBUSCA dos segredos da salamandra, única em regenerar órgãos lesionados e membros amputados. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42926309. Acesso em: 24 nov. 2020.

 FRYE, Megan. A estranha criatura mexicana que se regenera sozinha e pode desvendar chave de imunidade ao câncer. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-50431060. Acesso em: 24 nov. 2020.

REDATOR GALILEU (ed.). Enzima de salamandra pode ajudar na regeneração de órgãos. Http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI197530-17785,00-ENZIMA+DE+SALAMANDRA+PODE+AJUDAR+NA+REGENERACAO+DE+ORGAOS.html. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI197530-17785,00-ENZIMA+DE+SALAMANDRA+PODE+AJUDAR+NA+REGENERACAO+DE+ORGAOS.html. Acesso em: 24 nov. 2020.


Comentários